Header Ads Widget

Quer novas aventuras na vida? Use Linux.



Download no site do Projeto Fedora

A nova versão final do Fedora, uma das distribuições Linux mais usadas atualmente, acaba de chegar a versão 8 e vem recheada de novidades:
* Esta versão traz o GNOME 2.20. O GNOME agora inclui notificação de novas mensagens no cliente de email Evolution, a habilidade de preencher formulários PDF no visualizador de documentos Evince, gerenciamento de arquivos melhorado, um mini-aplicativo de painel de controle Aparência renovado, um sistema de ajuda revisto e muitas outras melhorias.
* O Online Desktop provê uma experiência no desktop desenhada em torno de serviços online. Uma prévia do Online Desktop é provida via BigBoard, uma barra lateral opcional no GNOME.
* O KDE 3.5.8 está disponível na imagem do KDE Live bem como no DVD regular. O Ambiente de Desenvolvimento KDE 4 (Beta) está disponível no repositório.
* O Xfce 4.4.1 está disponível como parte desta versão.
* O NetworkManager 0.7 provê suporte melhorado a gerenciamento de redes sem fio. Ele inclui suporte para múltiplos dispositivos e pode realizar configurações system-wide, entre muitos outras melhorias.
* O PulseAudio agora é instalado e ativado por padrão. O PulseAudio é um servidor de som avançado compatível com praticamente todos os sistemas de som para Linux. O PulseAudio permite saídas de áudio “hot-switching”, controles de volume individuais para cada stream de áudio, áudio em rede e mais.
* O CodecBuddy agora está incluído e promove formatos livres, abertos e de qualidade superior para usuários finais que querem reproduzir conteúdo multimídia em formatos proprietários ou sob patentes.
* O Compiz Fusion, gerenciador de janelas que recombina o Compiz e o Beryl, é instalado por padrão. Para habilitar o Compiz Fusion no GNOME, acesse Sistema → Preferências → Efeitos da Área de Trabalho. O trabalho no X.org para habilitar o Compiz por padrão continua progredindo.
* O ambiente Java completamente livre e de código aberto chamado IcedTea é instalado por padrão. O IcedTea é derivado do OpenJDK, inclui um plugin para navegador baseado no GCJ e está disponiel para as arquiteturas x86 e x86_64. O GCJ continua sendo o padrão na arquitetura PPC.
* O OpenOffice.org 2.3, com muitos novos recursos, está disponível como parte do Fedora.
* Dispositivos bluetooth e suas ferramentas agora possuem melhores interfaces gráficas e integração com o sistema.
* Usuários de laptops serão beneficiados com o recurso “quirks” do HAL, incluindo melhor suporte a suspender/resumir e teclados multimídia.
* Temos agora um gerenciamento de energia melhorado graças a um tickless kernel nas arquiteturas systemitem>x86
* Esta versão do Fedora possui um novo visual, chamado Infinity (infinidade), da equipe Fedora Art.
* O Nodoka, um tema novo em folha criado especialmente para o Fedora, está disponível nesta versão.
* Nesta versão, o navegador exibe uma nova página inicial, http://start.fedoraproject.org/.
* O Fedora continua a aperfeiçoar seus muitos recursos de segurança pró-ativos, e o FORTIFY_SOURCE foi melhorado para cobrir C++ em adição ao C, o que previne muitas brechas de segurança.
* Uma nova ferramenta gráfica de configuração de firewall, system-config-firewall, substitui o system-config-securitylevel.
* Esta versão fornece a funcionalidade do Kiosk através da SELinux, entre muitas outros melhorias e mudanças na política de segurança.
* O pacote glibc no Fedora 8 possui agora suporte para senhas usando codificação SHA256 e SHA512. Antes apenas DES e MD5 estavam disponíveis. As ferramentas para criar senhas não foram extendidas ainda, mas se tais senhas foram criadas de outras maneiras, o glibc as reconhecerá.
* A capacidade de gerenciamento remoto seguro agora é fornecida para Xen, KVM e QEMU na virtualização do Fedora 8.
* O Eclipse 3.3 (Europa), uma nova versão da aclamada plataforma de desenvolvimento, está disponível como parte desta versão.
* Nesta versão, o desempenho dos programas yum, Pirut e Pup foram melhorados significativamente.
* Foi introduzida uma nova interface gráfica n ferramenta Pirut para Adicionar/Remover Programas, para gerenciar os repositórios de software. Utilize Editar → Repositórios para habilitar/desabilitar qualquer um dos repositório de software instalados.
* Instalação Live são mais rápidas e requerem menos espaço em disco. O layout do sistema de arquivos também mudou um pouco. Os arquivos de sistema para as imagens Live agora estão no diretório LiveOS/, e um novo arquivo README (leia-me) está sendo fornecido com uma breve introdução para a imagem live.
* O Transifex fornece uma interface de tradução Web para permitir que usuários contribuam com trabalho de tradução para os projetos hospedados pelo Fedora e também permite o envio de traduções diretamente para qualquer projeto ativo.
* A integração de identificadores de compilação únicos na infraestrutura de compilação de software do Fedora oferece melhores recursos de depuração e core dumps.
* O Fedora agora oferece uma maneira mais fácil de recriar derivados do Fedora através do pacote generic-logos. Alterações na estrutura dos espelhos do Fedora também facilitam a criação de derivados.
* O uso do módulo pam_console foi removido em favor do controle de acesso via HAL, o que moderniza o desktop.
* O Fedora 8 apresenta um kernel baseado na versão 2.6.23.
Retirado do Blog do Plinio Torres
http://pliniotorres.wordpress.com/category/sistemas/

Postar um comentário

0 Comentários